23 de fevereiro de 2014

Os Ganimedes de Sebastião

(esta nota refere-se à secção 12 de O Barão de Lavos (que pode ler aqui)
(sobre o mito de Ganimedes, ver também Mitologia grega: "a obscena invenção de Ganimedes" e outros)


"Várias figurações de Ganimedes tocaram-no igualmente, a saber: a encantadora estátua em mármore de Carrara, do Vaticano, achada em Óstia em 1800;"

A estátua a que Sebastião se refere poderá ser a cópia romana do famoso bronze do grego Leochares (325 AC) representando Ganimedes nas garras de Júpiter transfigurado em águia, exposta no Museu do Vaticano (foto de Jastrow aqui).



"o famoso Rapto de Ganimedes, de Rubens, no museu real de Madrid;" 

Júpiter ficou tão fascinado com a beleza de Ganimedes que se transformou numa águia para o levar para o Monte Olimpo; quadro a óleo de Peter Paul Rubens, 181x87, proveniente da Coleção Real e em exposição no museu do Prado (foto aqui).



"o fresco de Carrache, em Roma;" 

O Rapto de Ganimedes, na foto ladeado por dois sátiros, no fresco de Aníbal Carracci, parte da decoração da galeria Farnese do palácio com o mesmo nome, em Roma, intitulada Os Amores dos Deuses, pintado de 1597 a 1608 (foto de Gradiva aqui).



"em Florença, a tela de Gabbiani." 

O Rapto de Ganimedes é um quadro a óleo (123x173) de Antonio Domenico Gabbiani (1700) está exposta em Florença na Galeria dos Uffizi, em Florença (foto de Magnificus, aqui).


Sem comentários: